Presbifagia
Presbifagia
Presbifagia
Categoria Curso de Extensão
Professora Heloisa Sawada Suzuki\
Duração 1h30min
O fato da população idosa se tornar cada vez mais numerosa nos dias de hoje não significa que a sociedade se encontre preparada para receber e acolher a mesma.
Geriatras e gerontólogos confessam preocupação no número reduzido de profissionais aptos a atenderem idosos e sinalizam que as oportunidades serão proporcionais à grande demanda advinda do envelhecimento populacional que acontece em ritmo acelerado.
Imprescindível conhecer a fundo o processo de envelhecimento fisiológico uma vez que o limiar entre normalidade e anormalidade é muito tênue no que se refere ao indivíduo idoso.
O processo de deglutição é um bom exemplo. Se o idoso engasga comendo uma melancia suculenta, isso é normal? Se tem dificuldade em mastigar cenoura crua, isso é normal? Se cansa ao comer um churrasco, isso é normal?
É imperativo buscar soluções para tais questões a fim de possibilitar que o idoso volte a considerar a situação de alimentação como um agente sociabilizador.
Inspirado no novo nicho de mercado de trabalho, montou-se este curso de presbifagia. Ele é destinado ao fonoaudiólogo e a todos os profissionais de saúde que atuam ou pretendem atuar no binômio alimentação e envelhecimento.
Objetivo: promover conhecimentos sobre modificações no processo de deglutição decorrentes do envelhecimento, assim como as adaptações visando manter o prazer e a segurança alimentar do idoso.
Programa
O que é presbifagia?
Quais são as mudanças estruturais?
Quais são as mudanças funcionais?
E as mudanças na rotina alimentar?
Quais são os agravos?