Fonoaudiologia Estética Facial: de bem com a passagem do tempo

de R$75,00 por
R$65,00

Fonoaudiologia Estética Facial: de bem com a passagem do tempo

Categoria Curso de Extensão

Professora Yasmin Frazão

Duração 4h40min

 

Muitas são as áreas que têm como foco o rejuvenescimento e envelhecimento saudável – como a dermatologia, a nutrição, a cirurgia plástica; e é cada vez mais abundante o número de publicações científicas comprovando que viveremos muito mais tempo que nossos antepassados. Evidentemente, a maioria de nós quer viver por muitos anos, mas com qualidade de vida e driblando os efeitos do tempo no nosso corpo! 

A proposta da Fonoaudiologia Estética Facial é justamente atenuar os sinais de envelhecimento – as rugas, os vincos que surgem na nossa face, no pescoço... Nessa abordagem, o efeito de rejuvenescimento é alcançado por meio da reorganização dos movimentos dos músculos envolvidos em algumas das funções orofaciais. O cliente vai aprender, por exemplo, atenuar o excesso de mímica facial que usa ao falar ou diminuir a contração exagerada ao mastigar e deglutir/engolir alguns alimentos. Além do trabalho muscular, usamos como recurso técnico, na terapia, as massagens faciais que irão tornar a pele mais vascularizada e com mais viço.

É importante ressaltar que Fonoaudiologia Estética Facial não é ginástica facial. Na ginástica facial, a repetição de um mesmo movimento, para aumentar a contração/tônus muscular, não promove a reorganização funcional dos músculos faciais, como acontece no trabalho fonoaudiológico.

Vale lembrar, que a jovialidade é, também, dependente de uma alimentação balanceada, rotina de exercícios físicos, uma boa noite de sono, acompanhamento com dermatologista. Portanto, o trabalho em equipe deve ser sempre valorizado para melhor eficácia no tratamento. 

Para mim, a proposta da Fonoaudiologia na estética, se opõe tanto à busca obsessiva pela juventude, como ao abandono melancólico ao envelhecimento, que é inexorável.

E é esse enfoque terapêutico, que se utiliza de recursos técnicos naturais e não invasivos, que vou apresentar nesse curso: irei discutir a avaliação e o raciocínio clínico, ilustrado pela documentação fotográfica de meus clientes. 

Nesse curso, você obterá conhecimentos básicos sobre os principais aspectos que norteiam a conduta fonoaudiológica na estética facial.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 

1. Prevenção x tratamento – quais critérios devem ser usados para eleger o cliente para o programa de Fonoaudiologia Estética Facial (idade? marcas na pele?)

2. Avaliação e plano de metas do programa terapêutico – documentação fotográfica, em vídeo, avaliação da motricidade oral (funções orofaciais e dinâmica dos grupos musculares envolvidos na formação de rugas - relação potência x freqüência de contração muscular) 

3. Funções Orofaciais – mastigação, deglutição e fala – sua relação com o envelhecimento / rejuvenescimento 

4. Reorganização muscular facial - os três aspectos que norteiam o raciocínio clínico fonoaudiológico – intervenção :

a. Na função (reorganizando a mímica e adequando as funções estomatognáticas);

b. Na pele (indiretamente, favorecendo a vascularização e a tonificação);

c. Nos músculos (adequando a contração e promovendo alongamento).

5. Interdisciplinariedade – o diálogo da Fonoaudiologia com outras áreas que estão relacionadas à Saúde e Rejuvenescimento.