Avaliação do Desempenho Ortográfico

de R$75,00 por
R$50,00

Avaliação do Desempenho Ortográfico

Categoria Curso de Extensão

Professor Jaime Luiz Zorzi

Duração 2h

 

A ortografia faz parte do campo da gramática normativa, a qual determina a escrita considerada correta em uma determinada língua, em um determinado tempo. O termo “ortografia” deriva de duas palavras gregas: ortho, que significa “correto” e graphos, cujo significado é “escrita”, ou seja, “escrita correta”.

Dominar a ortografia tem sido um grande problema para uma grande parte de nossos estudantes, inclusive de nível superior. Como fatores causais, podemos ter limitações linguísticas por parte do aprendiz, o que caracterizaria a chamada “disortografia” e, o que é mais predominante, a ausência de propostas sistematizadas e eficazes para o ensino da ortografia.

Este curso tem, como objetivo geral, permitir que todos os envolvidos com o ensino da língua portuguesa, em clínicas e escolas, possam compreender, de modo mais aprofundando, como funciona a ortografia do português, assim como obter procedimentos que permitam caracterizar desempenhos individuais e desempenhos coletivos, como é o caso de salas de aula.

Objetivos específicos:

·         Como classificar as alterações ortográficas;

·         Como utilizar o Protocolo de Observação de Desempenho Ortográfico;

·         Como caracterizar áreas de competências envolvidas: habilidades fonológicas;

habilidades ortográficas e habilidades visuais;

·         Elaboração de gráficos de desempenho e obtenção do “Quociente de desempenho ortográfico”;

·         Identificar pontos fortes e francos no ensino e na aprendizagem da ortografia.

 

Público alvo: Psicopedagogos, fonoaudiólogos, professores dos diversos níveis de ensino, professores de Letras e todos os que estão diretamente envolvidos com a aprendizagem da língua portuguesa.