A Clinica Fonoaudiologica nos Transtornos Globais do Desenvolvimento

de R$75,00 por
R$52,00

A Clinica Fonoaudiologica nos Transtornos Globais do Desenvolvimento

Categoria Curso de Extensão

Professora Ana Carina Tamanaha

Duração 3h40min

 

Publico alvo: Estudantes de Graduação em Fonoaudiologia e fonoaudiólogos.


Participação Especial
Jacy Perissinoto. Fonoaudióloga. Profa Dra Adjunto do Depto de Fonoaudiologia da UNIFESP. 

Sinopse
Os critérios diagnósticos para identificação do Autismo preconizados atualmente pelos manuais de classificação de transtornos mentais, tais como a Classificação Internacional de Doenças – CID 10 (Organização Mundial de Saúde, 1998) e o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais – DSM IVTr (American Psychiatry Association, 2005) salientam além dos prejuízos severos invasivos nas áreas de interação social e do repertório restrito de interesses e atividades, comprometimentos significativos na comunicação verbal e não verbal. 
As evidências clínicas mostram inabilidades tanto para iniciar, sustentar, como para responder às demandas sociais e comunicativas do ambiente.
Soma-se a esses prejuízos o fato da grande maioria dos indivíduos autistas não serem capazes de utilizar a fala para se comunicar. Cerca de 75% das crianças acometidas pelo Autismo encontram-se impossibilitadas de utilizar a comunicação verbal devido à associação com algum grau de comprometimento intelectual. 
Portanto esses indivíduos necessitam de intervenção terapêutica de comunicação que permita a eles iniciar, sustentar e ampliar a situação dialógica e que de forma complementar considere as inabilidades de direcionamento do olhar, de atenção compartilhada e a falta de intencionalidade, ou seja, todas as características comportamentais atípicas inerentes a essa condição clínica. 
O objetivo desta apresentação é discutir o processo de avaliação e diagnóstico fonoaudiológico direcionado ao atendimento de crianças e adolescentes do espectro autistico, bem como abordar os princípios da intervenção terapêutica.